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Relatório de Monitoramento do P.M.E- Anos 2020/2021 (Pandemia- COVID 19)


Publicado em: 09/09/2022 16:38 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Educação | Autor: Mirian Mottin

 

Plano Municipal de Educação- Adrianópolis- Pr

 

 

 

Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME de Adrianópolis

Lei Municipal nº 867/2015 - 02/06/2015

 

 

 

 

Anos 2020/2021

(Pandemia COVID19)

 

 

 

 

 

 

Adrianópolis

Agosto 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

DADOS DE REFERÊNCIA DO RELATÓRIO

 

 

Tipo de Relatório: (X) de Monitoramento   (   ) de Avaliação

 

Prefeito Municipal – Vandir de Oliveira Rosa

Vice Prefeito – Israel Rodrigues

Secretária Municipal de Educação - Antonia Dalva Sanches Dias

Técnico do NRE- AM Norte - Vivian Thes

Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores Sandro Júnior dos Santos

Secretário Municipal de Planejamento e Finanças Fabio Carriel e Souza

 

 

 

Equipe Técnica

 

Ana Cristina de Lima Moreira –

Claudinéia D. do Carmo Mesquita

Gizele Cristiane Ribeiro Maciel –

Luciane de Lurdes Batista Venâncio

Mirian Adriani Mottin

Vanda  Aparecida Volner e Silva

 

 

 

 

 

 

SUMARIO

 

1 APRESENTAÇÃO............................................................................................................. 4

2 META 1: EDUCAÇÃO INFANTIL................................................................................. 5

3 META 2: ENSINO FUNDAMENTAL............................................................................. 11

4 META 3: ENSINO MEDIO............................................................................................... 15

5 META 4: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA..................................................... 19

6 META 5: ALFABETIZAÇÃO.......................................................................................... 25

7 META 6: EDUCAÇÃO INTEGRAL............................................................................... 29

8 META 7: IDEB................................................................................................................... 33

9 META 8: ESCOLARIDADE MÉDIA.............................................................................. 39

10 META 9:  ALFABETIZAÇÃO E ALFABETISMO FUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS 41

11 META 10: EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL............................. 43

12 META 11: EDUCAÇÃO PROFISSSIONAL................................................................ 46

13 META 12: EDUCAÇÃO SUPERIOR............................................................................ 49

14 META 13: TITULAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR....... 52

15 META 14: PÓS GRADUAÇÃO..................................................................................... 54

16 META 15: FORMAÇÃO DE PROFESSORES............................................................ 56

17 META 16: FORMAÇÃO CONTINUADA E PÓS GRADUAÇÃO DOS PROFESSORES         59

18 META 17: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR........................................................... 62

19 META 18: PLANO DE CARREIRA DOCENTE......................................................... 64

20 META 19: GESTÃO DEMOCRÁTICA........................................................................ 70

CONSIDERAÇÕES.............................................................................................................. 70

21 META 20: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO....................................................... 77

CONSIDERAÇÕES.............................................................................................................. 77

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................ 80


APRESENTAÇÃO

 

Em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal nº 13.005/2014 e com o Plano Estadual de Educação do Paraná (PEE-PR), Lei Estadual nº 18.492/2015, a lei do Plano Municipal de Educação de Adrianópolis ressalta a necessidade de seu monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, com envolvimento das instâncias responsáveis e a devida mobilização social para acompanhar sistematicamente o esforço de implementação das metas e estratégias do plano.

O presente relatório trata do período compreendido entre o ano de 2020 e de 2021, do ponto de vista metodológico, observou os procedimentos contidos no “Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação”.

O PME de Adrianópolis foi elaborado por meio de processo democrático, conforme dispõe a lei, sendo formalizado com publicação da Lei nº 867/15, de 02 de junho de 2015, com vigência de 10 (dez) anos, construído de forma articulada com o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Estadual de Educação (PEE), em consonância com a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como objetivo atender os desejos da comunidade de Adrianópolis, de acordo com as particularidades e expectativas da educação, tendo em vista as constantes mudanças que ocorrem na sociedade local e global as ações precisam ser revistas constantemente, sendo necessário acompanhar, avaliar e implementar o mesmo, assegurando que as prioridades sejam respeitadas, os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos     através da análise de resultados e redirecionamento de estratégias e execução.

Considerando que o PME é um mecanismo de contribuição para a qualidade da Educação é necessário que todos os profissionais da educação empenhem esforços para avaliar as metas, diretrizes e estratégias, mesmo tendo vivenciado uma situação de pandemia mundial da COVID- 19, na qual as escolas fecharam e a oferta ocorreu através do Ensino Remoto, com atendimento por aplicativos na rede social WhatsApp, a partir de abril do ano de 2020 e até setembro do ano de 2021. As Formações Pedagógicas também ocorreram por

meio de lives nos aplicativos MEET, ZOOM, YOUTUBER. Para o retorno das aulas presenciais foram adquiridas 27 TVS LED “55” e instalação de internet nas escolas, como recurso pedagógico que podem ser utilizadas pelos professores e alunos na sala de aula. Diante deste cenário essa avaliação torna-se extremamente fundamental para avaliar o cumprimento das finalidades do plano de educação e possivelmente readequar algumas metas, para contribuir com a superação das dificuldades que foram encontradas no retorno presencial das aulas e continuar ofertando uma educação com qualidade.

O Plano estabelece que a Secretaria Municipal de Educação deve fazer a avalição a cada 2 (dois) anos ao longo dos 10 (dez) anos, que é o prazo de vigência,  sendo importante disponibilizar estudos para aferir as metas e suas respectivas estratégias, bem como a evolução no cumprimento das metas estabelecidas, tendo como referência estudos e resultados da pesquisa nacional por amostra ou demais dados disponíveis.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Antonia Dalva Sanches Dias, essa é a terceira avaliação do plano, implantado desde o ano de 2015 neste município, sendo um momento fundamental para a definição e proposição das políticas públicas da educação do município. Para avaliar o plano é necessário o envolvimento e a participação de todos da comunidade, pais, alunos, todos os profissionais da educação e membros dos dois poderes, Executivo e Legislativo Municipal, tendo como objetivo principal atender todos, auxiliar na superação das dificuldades e buscar sempre a oferta de uma educação municipal com qualidade, na qual as estratégias traçadas sejam eficazes para superar as dificuldades encontradas pelos estudantes e profissionais nos espaços escolares. A avaliação do plano permite aos gestores conhecerem as estratégias que foram realizadas na ultima avaliação, auxiliar para terem atenção com as quais precisam ser realizadas e quais as adequações que serão necessárias realizar para sanar as diversas situações de aprendizagem que estão sendo vivenciadas nas escolas atualmente.

 

 

Meta

Texto da meta

 

1

 

Universalizar o atendimento escolar de 4 e 5 anos até 2016 e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo 50% das crianças de 0 a 3 anos até o final da vigência deste PME.

 

 

FICHA METODOLÓGICA DOS INDICADORES MUNICIPAIS

Indicador 1A

Percentual da população de 4 a 5 anos que frequenta a escola/creche. Proporção de pessoas de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola

Conceitos e definições

Percentual de crianças de 4 e 5 anos que estão matriculadas na pré-escola no município. Mede a taxa líquida de atendimento no município na faixa etária.

 

Fórmula de cálculo

(Número de pessoas de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola / Número total de pessoas de 4 e 5 anos) X 100.

Unidade de medida

                                    % de pessoas

Comentários sobre a meta

Fonte: IPARDES - Projeção da População dos Municípios do Paraná – Revisão 2018) (Tabulações Especiais PNE)

Fonte: Inep – Censo Escolar Educação Básica

 

Indicador 1B

Percentual da população de 0 a 3 anos que frequenta a escola/creche Proporção de pessoas de 0 a 3 anos matriculada em creche.

Conceitos e definições

Percentual de crianças de 0 a 3 anos que estão matriculadas em creche no município. Mede a taxa líquida de atendimento no município na faixa etária.

Fórmula de cálculo

(Número de pessoas de 0 a 3 anos matriculadas em creche / Número total de pessoas de 0 a 3 anos) X 100

Unidade de medida

% de pessoas

Comentários sobre a meta

Fonte: IPARDES - Projeção da População dos Municípios do Paraná – Revisão 2018) (Tabulações Especiais PNE)

Fonte: Inep – Censo Escolar Educação Básica

 

COMPORTAMENTO DOS INDICADORES DO PERÍODO

 

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

Indicador 1A

40,1%

18%

39.6%

76.0%

81.1%

84.8%

<